GASTRENTEROLOGIA

Dr. Albano Martins Rosa

  • Exames e Tratamentos

  • Consultas de Gastrenterologia (doenças do aparelho digestivo)

  • Exames endoscópicos:

       - Endoscopia digestiva alta

       - Colonoscopias, com ou sem sedação analgésica.

       - Polipectomia (remoção de pólipos do tubo digestivo)

       - Rectossigmoidoscopia flexível

  • Pesquisa de Helicobacter pylori:

         - sobre biopsia gástrica
         - por teste respiratório

  • Tratamento da obesidade com balão intra-gástrico

  • Tratamento de hemorróidas

  • Tratamento de fissuras anais


Acordos ou Convenções com o SNS para exames endoscópicos; Medicare para consultas e exames, com A Previdência Portuguesa para consultas e com a C. G. Depósitos para consultas e exames através da entidade Gastro Médica.


Currículo resumido:

Especialista em Gastrenterologia, titulado pela Ordem dos Médicos e pelos Hospitais da Universidade de Coimbra (H.U.C.).

Exerceu actividade hospitalar nos H.U.C., onde atingiu o topo da carreira médica - Chefe de Serviço de Gastrenterologia.


É o diretor clínico do consultório da Martins Rosa em Santa Maria da Feira, entidade convencionada com o S.N.S. para a área da endoscopia gastrenterológica (Endoscopia digestiva alta, Colonoscopia e Rectossigmoidoscopia flexível). Exerce também a sua atividade clínica na Gastro Médica, em Coimbra.

Exerce atividade clínica em Santa Maria da Feira desde 1992, ano em que a Gastro Médica celebrou convenção com o SNS no âmbito da Endoscopia gastrenterológica.

Nas instituições de saúde, são as pessoas que fazem a diferença. Um elevado nível de satisfação dos utentes alicerça-se na competência, na  responsabilidade, no bom senso e na transparência no relacionamento com as pessoas. Estes têm sido, sempre,  os princípios norteadores da sua atividade.


São áreas da sua competência, para além da gastrenterologia geral e dos exames e tratamentos anteriormente assinalados, as doenças das vias biliares e do pâncreas.


Foi pioneiro na introdução em Portugal de algumas técnicas endoscópicas ligadas ao tratamento das hemorragias digestivas, tais como: a esclerose com álcool absoluto e a laqueação elástica de varizes esofágicas, o tratamento de varizes esofágicas e gástricas com colas (Histoacryl) o tratamento de hemorragias digestivas com árgon;  bem como o tratamento endoscópico das coleções abcedadas (necrosectomias) e quísticas resultantes de complicações de pancreatites agudas e crónicas.